Daniel Marras - Oftalmologia em Rondonópolis, MT

Glaucoma

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença nos olhos caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, pela perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. O Glaucoma pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta OMS – Organização Mundial da Saúde, são registrados MAIS 60 milhões de pessoas no mundo com essa doença. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o Glaucoma atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.

Glaucoma

Causas do Glaucoma
A medicina ainda não compreende totalmente, todavia o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza o glaucoma.

A pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.

Quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico.

Como saber se tenho Glaucoma?
Um exame ocular pode ser usado para identificar se o paciente possui glaucoma. O médico oftalmologista precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho para confirmar o diagnóstico.

Assim é de extrema importância procurar ajuda médica. Além disso, somente a averiguação da pressão intraocular (por meio da tonometria) não é suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular costuma mudar. Por isso, outros exames deverão ser feitos para que o médico possa diagnosticar o paciente com glaucoma ou não.

Sintomas de Glaucoma
Os sintomas de glaucoma costumam variar de acordo com o tipo da doença.

No Glaucoma de ângulo aberto muitas pessoas não apresentam sintomas até o início da perda da visão.

Perda gradual da visão periférica lateral, também denominada visão tubular.

No Glaucoma de ângulo fechado os sintomas podem ser intermitentes no início ou piorarem prontamente tais como:

Dor grave e súbita em um olho
Visão diminuída ou embaçada
Náusea e vômito
Olhos vermelhos
Olhos de aparência inchada.

Já no Glaucoma congênito os sintomas costumam ser notados quando a criança tem alguns meses de vida tais como:

Nebulosidade na parte frontal do olho
Aumento de um olho ou de ambos os olhos
Olho vermelho
Sensibilidade à luz
Lacrimejamento

Cirurgias para Glaucoma
Existem alguns tipos de cirurgia indicados para Glaucoma. Somente o médico poderá analisar o caso e propor a melhor cirurgia de Glaucoma.

Agora que você já conhece os principais sintomas de Glaucoma nos olhos, fique atento e procure sempre um médico oftalmologista para lhe ajudar.

Em Rondonópolis, MT e Jaciara, MT o médico oftalmologista Dr Daniel Marras pode lhe ajudar com Glaucoma e outras doenças oculares.

OFTALMO DR DANIEL MARRAS

O médico oftalmologista Dr Daniel Marras em Rondonópolis tem atuação em oftalmologia geral, clínico e cirúrgico, com foco em catarata, glaucoma e pterígio.

Dr. Daniel Marras  participou do Programa de Fellowship/Especialização em Glaucoma (2012) pela Universidade de São Paulo (Hospital das Clínicas/USP).  Com o Título de Especialista pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

O oftalmo em Rondonópolis Dr Daniel Marras é Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). 

Agende pelo site uma consulta com o médico especialista em Catarata em Rondonólis, MT e Jaciara, MT.

 

Oftalmologista em Rondonópolis?

agende agora uma consulta com dr. daniel marras
Daniel Marras - Oftalmologia em Rondonópolis, MT

ENDEREÇOS

HOR – Hospital de Olhos de Rondonópolis
Av. Cuiabá, 612, Centro, Rondonópolis – MT | CEP: 78700-090
Clínica de Olhos de Jaciara
Rua Jurucê, 1050 – Sala 07, Centro, Jaciara – MT | CEP: 78820-000

CONTATO

HOR – Hospital de Olhos de Rondonópolis
Fones: (66) 3423-1232 | (66) 9 7400-7777
Clínica de Olhos de Jaciara
Fones: (66) 3461-2820 (Gincor) | (66) 9 9682-7418 (Vivo) | (66) 9 9239-3223 (Claro)

Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência Otimize.

Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência Otimize.