Daniel Marras - Oftalmologia em Rondonópolis, MT

Catarata

CATARATA

A Catarata é uma doença comum na terceira idade, mas pode acometer jovens.

O termo “catarata” é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, a lente que fica situada atrás da íris, seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população da terceira idade.

Causas para Catarata
A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil.

Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, como a Diabetes Mellitus, oculares como a uveíte, tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos como o uso de corticoides ou a trauma ocular tais como: contuso, perfurante, por infravermelho, descarga elétrica, radiação ultravioleta, raios X, betaterapia ou queimaduras químicas graves.

Como saber se possuo Catarata?
É necessário buscar ajuda médica sempre que sentir dor grave nos olhos ou alguma mudança na visão, visto que na maioria das vezes, a doença não pode ser diagnosticada a olho nu.

Outro fator importante é que nem mesmo os sintomas de catarata nos olhos são percebidos facilmente pelos próprios portadores nas suas fases iniciais.


Sintomas da Catarata
Listamos os sintomas mais comuns de catarata nos olhos. Confira:

Sensação de visão “nublada ou enevoada”;
Maior sensibilidade à luz;
Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes;
Percepção de que as cores estão desbotadas.

Tipos de Catarata
Os tipos mais comuns são a Catarata Senil, que ocorre em geral com o processo de envelhecimento; a Catarata Congênita, que ocorre por doenças durante a gravidez, atingindo o feto; a Catarata Traumática, que ocorre após acidentes que danificam os olhos; a Catarata Diabética, que, geralmente, tem início precoce e provoca perda visual mais rápida do que a Catarata Senil; e a Catarata Decorrente de medicamentos, principalmente com o uso dos corticoides, quando usados por longos períodos.


Tratamento para Catarata
O tratamento indicado para a catarata é uma microcirurgia e consiste em substituir o cristalino opaco por uma prótese denominada lente intraocular (LIO), que pode corrigir os problemas já existentes, como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.


Cirurgia da Catarata
A cirurgia da catarata consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) para possibilitar melhor passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho e é denominada facectomia com implante de lente intraocular.

Essa é a cirurgia mais realizada na oftalmologia e foi uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas.


Agora que você já conhece os principais sintomas de catarata nos olhos, fique atento e procure sempre um médico oftalmologista para lhe ajudar.

Em Rondonópolis, MT e Jaciara, MT o médico oftalmologista Dr Daniel Marras pode lhe ajudar com Catarata e outras doenças oculares.

OFTALMO DR DANIEL MARRAS

O médico oftalmologista Dr Daniel Marras em Rondonópolis tem atuação em oftalmologia geral, clínico e cirúrgico, com foco em catarata, glaucoma e pterígio.

Dr. Daniel Marras  participou do Programa de Fellowship/Especialização em Glaucoma (2012) pela Universidade de São Paulo (Hospital das Clínicas/USP).  Com o Título de Especialista pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

O oftalmo em Rondonópolis Dr Daniel Marras é Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). 

Agende pelo site uma consulta com o médico especialista em Catarata em Rondonólis, MT e Jaciara, MT.

 

Oftalmologista em Rondonópolis?

agende agora uma consulta com dr. daniel marras
Daniel Marras - Oftalmologia em Rondonópolis, MT

ENDEREÇOS

HOR – Hospital de Olhos de Rondonópolis
Av. Cuiabá, 612, Centro, Rondonópolis – MT | CEP: 78700-090
Clínica de Olhos de Jaciara
Rua Jurucê, 1050 – Sala 07, Centro, Jaciara – MT | CEP: 78820-000

CONTATO

HOR – Hospital de Olhos de Rondonópolis
Fones: (66) 3423-1232 | (66) 9 7400-7777
Clínica de Olhos de Jaciara
Fones: (66) 3461-2820 (Gincor) | (66) 9 9682-7418 (Vivo) | (66) 9 9239-3223 (Claro)

Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência Otimize.

Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência Otimize.